Convite
             
Chamada de Trabalhos GTs Selecionados

Convidamos pesquisadores e professores das áreas de Design, Educação, Letras e áreas afins para a submissão de propostas de Comunicações Individuais e Pôsteres durante os V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (V SILID) e IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (IV SIMAR), evento que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2015 na PUC-Rio.

Modalidades de Trabalhos:

a) Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho consistem de sessões de comunicações individuais com duração de 2 horas, coordenado por até dois pesquisadores, sendo um doutor. Cada comunicação terá 15 a 20 minutos para apresentação e, ao final das apresentações, meia hora para debate. Os coordenadores terão a função de selecionar as comunicações individuais (no mínimo 3 e no máximo 5) que farão parte do GT, coordenar as apresentações durante a sessão e participar de reunião com demais coordenadores para síntese dos pontos relevantes a ser apresentada ao final do evento. Ver listagem dos Grupos de Trabalho selecionados, clique aqui.
b) Comunicações individuais
A Comunicação Individual é uma modalidade aberta a doutores, mestres, doutorandos e professores do Ensino Básico. Os mestrandos deverão submeter trabalhos em coautoria com o orientador. A Comunicação Individual deve estar vinculada a um dos Grupos de Trabalhos selecionados para participação no evento. Cada Comunicação Individual terá de 15 a 20 minutos para apresentação e, ao final das apresentações, haverá meia hora para debate
c) Pôsteres
O Pôster é uma modalidade aberta também para alunos de PIBIC, PIBITI, PIBID e mestrandos. A comissão científica do evento ficará encarregada da seleção.

  Descrição dos Grupos de Trabalhos selecionados (Clique aqui)
 
Oficinas
 

Lista completa das oficinas aprovadas (Clique aqui)

 
Diretrizes
  Diretrizes para envio do artigo completo (Clique aqui)
 
Inscrição
 

Clique aqui para informações

   
Apoio
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Datas e Diretrizes para Envio de PROPOSTAS de Trabalhos  

Grupos de Trabalho (chamada encerrada) – as propostas podem ser enviadas para o endereço eletrônico silid.simar@puc-rio.br até 10 de março. Devem ter entre 200 e 300 palavras, e devem apresentar um resumo das questões relevantes ao tema, o quadro teórico-metodológico, e o objetivo do Grupo de Trabalho.

Comunicação Individual -  (chamada encerrada) - As propostas de Comunicação Individual para os Grupos de Trabalho deverão ser enviadas pelo site do evento, entre 2 e 27 de abril. As propostas de Comunicações Individuais de professores do Ensino Básico, público ou privado, sem título de mestre, que sejam relatos e reflexões de experiências de ensino podem ser enviadas até o dia 11 de maio.

 
 
 
 
Curta nossa fanpage!
 
 
   

Para cada proposta de Comunicação Individual, o resumo deverá:
- ser vinculado a um grupo de trabalho; 
- conter 100 palavras; 
- apresentar 3 palavras-chave, separadas por vírgula; 
- indicar no texto: tema, objetivos, quadro teórico-metodológico, resultados (parcial ou final) e conclusão. 

O autor principal e o(s) outro(s) coautor(es) (se for o caso) de uma Comunicação Individual deverá(ão) validar a inscrição efetuando o pagamento através do link de pagamento, ter(em) direito à publicação do resumo no Caderno de Resumos e ao(s) certificado(s) do evento. Para acessar o Modelo para envio do artigo completo (Clique aqui) - formato .doc

Pôster (chamada encerrada) - A proposta de Pôster deverá ser enviada pelo site do evento entre 2 e 27 de abril. Os Pôsteres deverão seguir a orientação: impressão em papel, formato impresso com 90cm de largura e 120cm de altura, inclusão do título (em português), autor(es) e seus respectivos dados (titulação, instituição etc.) e descrição sintetizada sobre pesquisa ou relato de experiência, incluindo texto e imagem, destacando os principais elementos relacionados ao seu conteúdo.

   
   
   
   
   
   
   
   
     
     
     
     
     
       
Publicação de trabalhos apresentados      

Os artigos referentes aos trabalhos a serem apresentados no V SILID/IV SIMAR serão publicados nos Anais dos eventos ou na Revista eletrônica Pesquisas em Discurso Pedagógico.

Um esboço do artigo, referente à Comunicação Individual a ser apresentada, deverá ser encaminhado aos coordenadores de GTs para que eles possam apontar caminhos para as discussões das temáticas durante as sessões.

O esboço deverá conter introdução, problema, propósito, abordagens teóricas, métodos, considerações e referências em até 2.500 palavras.

Data limite de envio: 19 de julho

Os artigos completos das Comunicações Individuais, os relatos de oficinas e os artigos/relatos dos Pôsteres poderão ser encaminhados até o dia 02 de setembro, para publicação nos Anais ou na Revista, seguindo as diretrizes disponíveis no site do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: silid.simar@puc-rio.br