Convite
             
Programação Inscrição
Dia 28 de julho de 2015
08h00-09h00 Inscrições e credenciamento
09h00-10h00 Sessão de Abertura
    Barbara Jane Wilcox Hemais
      Coordenadora SILID-SIMAR
    Jackeline Lima Farbiarz
      Coordenadora SILID-SIMAR
    Alexandre Farbiarz
      Coordenador Adjunto SILID-SIMAR
    José Ricardo Bergmann
      Vice-reitor Acadêmico da PUC-Rio
    Rosana Kohl Bines
      Representante do Departamento de Letras PUC-Rio
    Rita Maria de Souza Couto
      Representante do Departamento de Artes & Design
10h00-11h30 Sessão Plenária
  Conferencista
    Fernanda Coelho Liberali
      Bolsista PQ 2 - CA LL; Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); professora do Departamento de Inglês, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, da PUC-SP.
11h30-11h45 Coffee break
11h45-13h30 Mesa Redonda 1: Livro de língua: entre o PNLD e a sala de aula
  Coordenador da Mesa
    Barbara Jane Wilcox Hemais
  Conferencistas
    Sandra Cristina Possas
      Diretora editorial do departamento de língua estrangeira da Editora Moderna/Richmond; Mestre em ensino de inglês como língua estrangeira (MA TEFL) pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres.
    Renato Caixeta da Silva
      Doutor em Estudos da Linguagem (PUC-Rio); professor de inglês (CEFET-MG); professor do Curso de Letras e do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens (CEFET-MG).
    Ricardo Luiz Teixeira de Almeida
      Doutor em Letras (UFF); Mestre no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada (UFRJ); professor do Instituto de Letras (UFF); professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFF).
    Lucia Teixeira
      Doutora em Linguística e Semiótica (USP); professora titular de Linguística (UFF); pesquisadora do CNPq; coordenadora do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi: www.sedi.uff.br).
13h30-15h00 Almoço
15h00-18h00 Sessões de Oficinas
      OF 1 - Ludificação no Ensino: princípios para ensaios
      OF 2 - Pesquisando livros e materiais didáticos em uso: possibilidades, dificuldades e desafios
      OF 3 - Metodologias de ensino em livros didáticos para o ensino de línguas: por uma pedagogia de letramentos
      OF 5 - Integrando as tecnologias digitais à sala de aula de línguas: algumas possibilidades
 
Dia 29 de julho de 2015
08h00-09h00 Credenciamento
09h00-10h45 Mesa Redonda 2: Inclusão na Escola
  Coordenador da Mesa
    Jackeline Lima Farbiarz
  Conferencistas
    Kátia Cristina Vieira Nunes da Silva
      Professora da SME/RJ, graduada em Pedagogia e especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff e Conselheira Titular do COMdef-Rio.
    Ciça Melo
      Mestre em Psicologia Comportamental (PUC-SP); ); criadora do movimento Paratodos; Conselheira na ABBR e participa do Instituto Lecca.
    Teresa Dias Carneiro
      Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio); professora de Estudos da Tradução do Departamento de Letras-LIBRAS (UFRJ).
    Daniela Marçal
      Fonoaudióloga, Mestre em Design (PUC-Rio); Doutoranda em Design (PUC-Rio); Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design (LINC Design).
10h45-11h00 Coffee break
11h00-13h00 Sessões de Grupos de Trabalho
      GT 1.1 - Uso de materiais didáticos por professores e alunos
      GT 2.1 - As (re)configurações dos gêneros de textos nos Livros Didáticos (LD) e em outros materiais para o ensino de línguas estrangeiras
      GT 3.1 - PNLD e PNBE: possibilidades para o multiletramento
      GT 4.1 - Letramentos convencionais e novos letramentos no ensino por meio de TDIC
      GT 5.1 - O livro didático contemporâneo e novas formas de ensinar-aprender: uma agenda para letramentos
      GT 6.1 - Jogos na Educação
      GT 6.2 - Potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas Tecnologias das Linguagens Humanas
      GT 6.3 - Ações interdisciplinares de Design, Comunicação e Educação no uso e produção de TDIC’s em processos de ensino aprendizagem
      GT 7.1 - Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem
      GT 7.2 – Design e Educação: abordagens, materiais e métodos aplicados ao ensino
      GT 8.1 - Livro, materiais e recursos didáticos: diálogos com temas contemporâneos
      GT 9.1 - Formação do professor, práticas de ensino-aprendizagem, produção e uso de materiais, recursos e tecnologias com foco na Educação Inclusiva
13h00-14h15 Almoço
14h15-16h00 Mesa Redonda 3: Formação do professor e demandas contemporâneas: novas mídias, novos espaços
  Coordenador da Mesa
    Alexandre Farbiarz
  Conferencistas
    Simone Monteiro de Araujo
      Gerente de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Mestre em Educação (PUC-Rio).
    Nuria Pons Vilardell Camas
      Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação (PUC-SP); Professora Adjunta (UFPR); membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (UFPR).
    Silvana Gontijo
      Jornalista, escritora, educadora e pesquisadora da área de midiaeducação; fundadora e presidente da OSCIP planetapontocom.
    Rossana Ghilardi
      Assessora Pedagógica da Área de Informática Educativa da Editora Positivo; Mestre em Tecnologia (UFTPR).
16h00-18h00 Sessões de Grupos de Trabalho
      GT 1.1 - Uso de materiais didáticos por professores e alunos
      GT 2.1 - As (re)configurações dos gêneros de textos nos Livros Didáticos (LD) e em outros materiais para o ensino de línguas estrangeiras
      GT 3.1 - PNLD e PNBE: possibilidades para o multiletramento
      GT 4.1 - Letramentos convencionais e novos letramentos no ensino por meio de TDIC
      GT 5.1 - O livro didático contemporâneo e novas formas de ensinar-aprender: uma agenda para letramentos
      GT 6.1 - Jogos na Educação
      GT 6.2 - Potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas Tecnologias das Linguagens Humanas
      GT 6.3 - Ações interdisciplinares de Design, Comunicação e Educação no uso e produção de TDIC’s em processos de ensino aprendizagem
      GT 7.1 - Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem
      GT 7.2 – Design e Educação: abordagens, materiais e métodos aplicados ao ensino
      GT 8.1 - Livro, materiais e recursos didáticos: diálogos com temas contemporâneos
      GT 9.1 - Formação do professor, práticas de ensino-aprendizagem, produção e uso de materiais, recursos e tecnologias com foco na Educação Inclusiva
 
Dia 30 de julho de 2015
08h00-09h00 Credenciamento
08h30-11h30 Sessões de Oficinas
      OF 4 – Leituras possíveis para o objeto-livro: multimodalidade e multiletramento
      OF 6 - Uso do celular como atividade pedagógica
      OF 7 - E quando o inesperado faz uma surpresa?
08h30-11h30 Reunião dos Coordenadores de Grupos de Trabalho
11h30-13h00 Almoço
13h00-14h30 Sessão de Pôsteres
13h00-14h30 Sessões de Grupos de Trabalho
      A definir
14h30-16h15 Mesa Redonda 4: Multiletramentos e impactos sociais
  Coordenador da Mesa
    Roxane Helena Rodrigues Rojo
  Conferencistas
    Roxane Helena Rodrigues Rojo
      Pesquisadora PQ 1C; Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP); professora associada livre docente (MS5-1) do Departamento de Linguística Aplicada (UNICAMP).
    Barbara Jane Wilcox Hemais
      Doutora em Letras Modernas (UFRJ); professora aposentada pelo Departamento de Letras (PUC-Rio).
    Rosalia Maria Duarte
      Doutora em Educação (PUC-Rio); Mestre em Educação (FGV-RJ); professora associado do Departamento de Educação (PUC-Rio).
    Maíra Gonçalves Lacerda
      Doutoranda em Design (PUC-Rio); professora colaboradora do Curso de especialização em Literatura Infantil (UFF); pesquisadora do LINC Design.
16h15-16h30 Coffee break
16h30-17h30 Mesa Redonda 5: Voz dos coordenadores de Grupos de Trabalho
17h30-18h00 Encerramento

 

  Clique aqui para informações
     
Caderno de Resumos e Programação Completa
 
 

Para baixar o arquivo PDF clique na imagem abaixo:

 
  Caderno de Resumos e Programação
 
 
 
 
Apoio
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Curta nossa fanpage!