about

M.Sc. Mariana Salles

Mestre em design, pelo Programa de Pós Graduação Design da PUC-Rio (2019), com foco em educação inclusiva de crianças com autismo e pesquisadora do LINC-Design (PUC-Rio), morou nos USA por 6 anos, onde se formou em Desenho Industrial - Metropolitan State University of Denver (2010). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto e trabalhou em creche com crianças com autismo. Além disso, fundou a Bolei e a Vrum Vrum, foi sócia do OHMS (desenvolvimento de protótipos inteligentes), foi colaboradora do eLABorando desenvolvendo recursos inclusivos para espaços educacionais e hoje realiza eventos inclusivos com o Pontos Diversos - Encontros de Arte Acessível, é sócia da GreenAnt, empresa de inteligência artificial de coleta de dados de consumo de energia e dá aula de criação de produtos no Ensino Médio da Escola Parque e de alfabetização digital na Escola Vidigal. Áreas de interesse: Tecnologia, desenvolvimento e educação; Sustentabilidade sócio ambiental; Gestão de resíduos; Inclusão social através da educação; Educação inclusiva; Produtos de inclusão social; Cultura Maker; Design Social; Design participativo.

Questões de Pesquisa:

  • Sistema de visualização inclusivo;
  • Design Participativo
  • Educação Inclusiva
  • Transtorno do Espectro Autista
  • Construção de sentidos sociais

Produção Principal:

  • Dissertação: “Nada sobre nós, sem nós”. Design, um caminho para diminuir a fragmentação da inclusão da criança com autismo na aprendizagem (2019)
  • Capítulos de Livro:
    • SALLES, Mariana Nioac de; MARÇAL, DANIELA ; FARBIARZ, JACKELINE . Design e educação: Interfaces possíveis em situações de inclusão. Educação no Século XXI - Volume 46 Neuroeducação e Arte. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 46, p. 121-132.
  • Artigos:
    • SALLES, MARIANA N.; MARÇAL, DANIELA ; FARBIARZ, JACKELINE . Design e educação: interfaces possíveis em situações de inclusão. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2019, Joinville. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 3861.
    • SALLES, Mariana Nioac de; FARBIARZ, JACKELINE . Dois anos após a implementação da LBI: um sistema para visualizar um ambiente de ensino-aprendizagem inclusivo. In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & a III Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. Anais III CINTEDI, 2018. v. 1.