Nas teias da linguagem e da leitura: diálogos interdisciplinares no ensino-aprendizagem

FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; SILVA, R. C.; HEMAIS, B. J. W. (Orgs.) Nas teias da linguagem e da leitura: diálogos interdisciplinares no ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: Rio-Books, 2023.

Alexandre Farbiarz, Jackeline Lima Farbiarz, Renato Caixeta e Barbara Jane Wilcox Hemais ilustram na obra “Nas teias da linguagem e da leitura: diálogos interdisciplinares no ensino-aprendizagem”, variadas possibilidades de entrelaçamento entre pesquisas e projetos, em uma rica coletânea composta de 18 artigos. Apresentados em duas edições do evento interdisciplinar TEIAS - Transformações no Ensino pela Inclusão para Aprendizagens com foco na Sustentabilidade Humana, que tiveram lugar na PUC-Rio e no CEFET-MG, nos anos de 2017 e 2019 respectivamente, os trabalhos retratam as especificidades das pesquisas e projetos de investigadores, professores e alunos vinculados a universidades, escolas, empresas, prefeituras e secretarias e revelam ricas linhas de trabalho que apontam caminhos diversos e viáveis para superar os desafios em busca de transformações no âmbito da Educação. As narrativas dessa coletânea percorrem um caminho rico em informações subsidiadas em pesquisas e experimentações, nas quais o leitor encontrará conhecimentos teóricos e relatos de ações práticas que oferecem uma visão atual e crítica dos processos de ensino-aprendizagem. As diversas teias que são construídas na presente coletânea ilustram o potencial e a riqueza de um trabalho interdisciplinar ancorado na linguagem que, segundo as organizadoras da obra, envolve “processos de design, produção, leitura, edição, ensino, aprendizagem, comunicação por meio das diversas mídias". É uma valiosa obra que potencializa reflexões relevantes e a abertura a diversas linhas de pensamento. (Rita Maria de Souza Couto)

Sumário:

  • Apresentação [Jackeline Lima Farbiarz e Barbara Jane Wilcox Hemais]
  • Prefácio [Renato Caixeta da Silva]
  • Mosaicos Verbo-Visuais: Reflexões para a Análise de Conjuntos de Textos em Livros Didáticos de Língua Materna [Eveline Cardoso e Thatiana Siqueira]
  • A Avaliação e a Produção de Materiais Didáticos para a Escola Pública: Uma Referência à Rede Municipal de Duque De Caxias - RJ [Ana Paula Andrade]
  • Edições De Livros Didáticos de História: Uma Leitura Comparativa [Paula Oliveira]
  • Livro Didático e Formação do Leitor em Tempos de BNCC [Cláudia Souza]
  • Apropriação dos Livros Didáticos de Inglês/PNLD por Professoras da Zona Da Mata Mineira [Maria Catarina Repolês]
  • O Contexto Social da Educação Audiovisual e sua Perspectiva Transformadora e Pedagógica [Gregorio de Albuquerque]
  • O Uso de Legendas de Filmes e a Motivação do Aluno durante a Aprendizagem de Língua Estrangeira [Arcade Kakpo]
  • 4 Anos de Cinema na Escola – Breve Relato [Tânia Cristina Cardoso, Marilete Oliveira e João Luiz da Nova]
  • Formação Docente, Mídias e Tecnologias Digitais: Um Desafio Na Contemporaneidade [Eloisa Gonçalves e Carla Pinto]
  • A Tradução Intersemiótica e o Gênero Meme como Recurso Didático Motivador para a Formação Leitora [Josimar Ribeiro e Vicente Parreiras]
  • Diálogos Sobre Conceitos Essenciais e Abordagens de Ensino Multiletramentos na Escola e Gramática do Design Visual: Possibilidades e Reflexões [Lucas Mariano e Estefânia Mendes]
  • Objetos de Aprendizagem no Ensino de Literatura: Perspectivas para Multiletramentos [Marly Fernandes]
  • Engenharia Didática: Referenciais para Ações Investigativas, Ensino e Formação Docente [Luiz Antônio Ribeiro]
  • Formação de Professores e as Práticas Docentes na Perspectiva do Trabalho com os Gêneros Discursivos e a Multimodalidade no Ensino [Elaine Silva e Juliana Vasconcelos]
  • Sujeitos, Mídias e Autonomia: Apontamentos do GT Políticas e Cotidiano [Leandro Assis, Guilherme Xavier, Ana Elisa Novais, Edilaine Toledo, Maíra Sant'ana, Vivian Cristiane Teixeira, Luciana de Oliveira, Felipe Santos, Rebeca Tonidandel, Hugo Silva e Alexandre Farbiarz]
  • Relatos De Experiências em Teias Oficina Mão Na Massa - I Teias, de Daniela Marçal, Mariana Salles e Jackeline Farbiarz
  • Designing Book Flaps And Back Covers: Relato de Experiência de uma Professora Ingressante na Rede Federal De Ensino [Luciana Aparecida da Silva Azeredo]
  • Material Didático: Reflexões na Educação dos Surdos [Luciana Aparecida Guimarães de Freitas e Renato Caixeta da Silva]