FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; SILVA, R. C.; HEMAIS, B. J. W. (Orgs.) Nas teias da linguagem e da leitura: diálogos interdisciplinares no ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: Rio-Books, 2023.
Alexandre Farbiarz, Jackeline Lima Farbiarz, Renato Caixeta e Barbara Jane Wilcox Hemais ilustram na obra “Nas teias da linguagem e da leitura: diálogos interdisciplinares no ensino-aprendizagem”, variadas possibilidades de entrelaçamento entre pesquisas e projetos, em uma rica coletânea composta de 18 artigos. Apresentados em duas edições do evento interdisciplinar TEIAS - Transformações no Ensino pela Inclusão para Aprendizagens com foco na Sustentabilidade Humana, que tiveram lugar na PUC-Rio e no CEFET-MG, nos anos de 2017 e 2019 respectivamente, os trabalhos retratam as especificidades das pesquisas e projetos de investigadores, professores e alunos vinculados a universidades, escolas, empresas, prefeituras e secretarias e revelam ricas linhas de trabalho que apontam caminhos diversos e viáveis para superar os desafios em busca de transformações no âmbito da Educação. As narrativas dessa coletânea percorrem um caminho rico em informações subsidiadas em pesquisas e experimentações, nas quais o leitor encontrará conhecimentos teóricos e relatos de ações práticas que oferecem uma visão atual e crítica dos processos de ensino-aprendizagem. As diversas teias que são construídas na presente coletânea ilustram o potencial e a riqueza de um trabalho interdisciplinar ancorado na linguagem que, segundo as organizadoras da obra, envolve “processos de design, produção, leitura, edição, ensino, aprendizagem, comunicação por meio das diversas mídias". É uma valiosa obra que potencializa reflexões relevantes e a abertura a diversas linhas de pensamento. (Rita Maria de Souza Couto)