Os Lugares do Design na Leitura

FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; COELHO, L. A. (Orgs.). Os Lugares do Design na Leitura Teresópolis: Novas Idéias/FAPERJ, 2008.

Neste livro, conceitos e estratégias são entendidos como elementos de reflexão para aqueles que, de alguma forma, participam do desenvolvimento da leitura em nossa sociedade como leitores, produtores ou mediadores da leitura.

A primeira parte da obra é voltada aos conceitos, ou seja, busca, segundo Jackeline Lima Farbiarz, a leitura de si, a leitura do meio e a leitura do outro na perspectiva do design. Algumas perguntas norteiam os conceitos abordados na primeira parte do livro: Como formar leitores aptos a interferir em um mundo no qual são autores e atores? Como levar os designers a perceberem que os mitos culturais são sustentados em parte por eles? Como participar de um mundo cujas inovações tecnológicas começam a formar gerações com novos hábitos de leitura e novas formas de ler? Como atuar com responsabilidade?

Na segunda parte de Os lugares do design na leitura o enfoque está nas estratégias. São abordados os diferentes suportes de leitura, como cinema, histórias em quadrinhos, objetos, RPG e web, meios nos quais há diálogo permanente e instigante entre novas e antigas gerações. Trata-se de um livro feito prioritariamente por designers, por profissionais voltados para o desenvolvimento sustentável, afetos a novas tecnologias e interdisciplinares. Os lugares do design na leitura foi elaborado por pesquisadores do Núcleo de Estudos do design do Livro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Artes & design da PUC-Rio.

Sumário:

  • Apresentação
    • Ler o mundo [Jackeline Lima Farbiarz]
  • Palavra, Imagem e Sujeito
    • Agentes mediadores da leitura: identidade e interação [Alexandre Farbiarz, Jackeline Lima Farbiarz, Nathalia Cavalcante, Renata Vilanova Lima e Ricardo Artur Pereira de Carvalho]
  • Palavra, Imagem e Tinta
    • Ilustração e autoria: o encontro com a responsabilidade social [Jackeline Lima Farbiarz]
    • Linguagem das figuras, figuras de linguagem ou conversando sobre ilustração [Nathalia Sá Cavalcante]
    • Espaço em branco: a escassez de personagens negras nos livros infantis veiculados no Brasil [Cristiane de Oliveira]
    • O designer entre a produção e a recepção [Ricardo Artur Pereira de Carvalho]
  • Palavra, Imagem e Byte
    • Entre o linear e o não-linear do texto impresso e eletrônico [Alexandre Farbiarz]
    • Bíblia digital: novidade ou adaptação [Wagner Bandeira]
  • Palavra, Imagem e Movimento
    • Imagem histórica [Cristine Nogueira]
  • Estratégia RPG
    • Escrita e leitura através de narrativas e livro interativos [Eliane Bettocchi e Carlos Klimick]
  • Estratégia Jogo Eletrônico
    • Game Design, uma leitura [Guilherme Xavier]
  • Estratégia HQ
    • Estratégias de Design em histórias em quadrinhos [Pedro Vicente Figueiredo Vasconcellos]
  • Estratégia Cinema
    • Objeto, Design e Cinema [Luiz Antonio L. Coelho]
    • Cinema e Educação: uma metodologia para ambientes de trabalho dedicados à leitura [Jackeline Lima Farbiarz]
    • O livro mágico no ensino página a página da animação [Daniel Moreira de Sousa Pinna]
  • Estratégia Objeto
    • Os bonecos ao longo do tempo: múltiplas formas, múltiplos materiais, impacto ambiental e contribuição para o campo da Educação [Eduardo Andrade]
    • O Cortiço: do códice ao tabuleiro, reflexões sobre o hábito da leitura [Louise Novais e Licinio Nascimento de Almeida Junior]
  • Estratégia Web
    • Transmídia: o impacto nas produções audiovisuais [Luiza Novaes]