Design para uma Educação Inclusiva

FARBIARZ, Jackie Lima; FARBIAZ, Alexandre; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. Design para uma Educação Inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016.

“Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?” - Edgar Morin

Nesta obra, assumimos o prefixo MULTI como palavra de ordem. Reunimos artigos resultantes de dez anos de discussões nos eventos SILID e SIMAR (Simpósios sobre Livros, Materiais, Recursos e Tecnologias em Educação), cujos objetos de estudo são multimeios, multimídias, multimodos e múltiplas práticas. Nosso objetivo é oportunizar aos agentes-sujeitos (professores, alunos, gestores em educação, bibliotecários, designers, editores) momentos de reflexão, revisão e ressignificação dos processos de criação, produção, oferta e uso de materiais, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem em educação.

Nossas propostas são a visita e a ação sobre o atual desenho da Educação no Brasil, pois pleiteamos aqui a constituição, de fato, de uma educação inclusiva, não no sentido de “repartir o espaço de ensino-aprendizagem com o diferente”, mas no sentido de entender que todos os agentes-sujeitos estão em situação de inclusão, pois cada um de nós carrega formas distintas de se constituir como cidadão que precisa formar um olhar capaz de aceitar a complexidade das situações reais, sem reduzi-las, sintetizá-las ou livrá-las de suas contradições.

Propomos aqui o diálogo entre disciplinas clássicas, como Educação e Letras, e contemporâneas, como o Design, como um caminho possível para a transcendência das dicotomias, em prol de todos aqueles que passam a maior parte de seus dias em espaços de ensino-aprendizagem que infelizmente ainda priorizam a exclusão em nosso país.

Sumário:

  • PREFÁCIO [Jackeline Lima Farbiarz; Alexandre Farbiarz; Barbara Jane Wilcox Hemais]
  • Parte I Multimeios
    • Capítulo 1 – Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem [Ricardo Artur P. Carvalho; Cynthia Macedo Dias]
    • Capítulo 2 – Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios [Cíntia Regina Lacerda Rabello; Kátia Cristina do Amaral Tavares]
    • Capítulo 3 – Dispositivos móveis em ambientes didáticos [Marcelo Fernandes Pereira]
    • Capítulo 4 – A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem [Alexandre Farbiarz; Alecir Carvalho]
    • Capítulo 5 – As potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas tecnologias das linguagens humanas [Vicente Aguimar Parreiras; Christiane Louise Leão]
  • Parte II Multimidias e Multimodos
    • Capítulo 6 – Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas [Guilherme Xavier; Jackeline Lima Farbiarz]
    • Capítulo 7 – Narrativa nos jogos: uma oportunidade para autoria coletiva na escola Design para uma educação inclusiva [ Arthur Protasio Jorge de Oliveira; Cynthia Macedo Dias]
  • Parte III Múltiplas Inteligências
    • Capítulo 8 – Temas contemporâneos: campos de conhecimento em diálogo [Marcia Bastos de Sá; Andréa Costa da Silva]
    • Capítulo 9 – Formação do professor para a Educação Inclusiva [Jackeline Lima]
  • Parte IV Múltiplas Práticas
    • Capítulo 10 – Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas [Jackeline Lima Farbiarz; Julia Teles da Silva; Luciana Claro; Daniela Marçal; Eduardo de Andrade Oliveira]
    • Capítulo 11 – São Tomé e Príncipe: um espaço interdisciplinar de projeto [Rita Maria Couto; Flávia Nizia Ribeiro; Roberta Portas; Karla Portas; Maria Apparecida Mamede-Neves]