about

Prof. Dr. Guilherme Xavier

"Nesse mundo
caminhamos sobre o telhado do inferno,
admirando flores." - Kobayashi Issa

Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação) Coordenador do PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade) e supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e fundador do Coletivo Gamerama. Tendo como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas, atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, apresentando-se também como ludólogo e consultor para estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas. Game designer da Donsoft Entertainment, além de autor e palestrante em simpósios e congressos na área do entretenimento eletrônico, investiga e produz ficção científica, tendo nesse gênero literário oportunidade de ensaiar perspectivas projetivas sobre tendências para as esferas sociais, técnicas e ambientais.

Questões de Pesquisa:

  • Jogos (Produção, Cultura e História)
  • Imagens Digitais
  • História da Tecnologia
  • Ficção Científica

Produção Principal:

  • Tese: A Experiência Gamerama: metodologia e design de jogos eletrônicos para futuros produtores nacionais. (2013)
  • Dissertação: A imagética eletrolúdica: a linguagem visual nos jogos eletrônicos. (2009)
  • Livros:
    • XAVIER, Guilherme. A condição eletrolúdica: Cultura visual nos jogos eletrônicos. 1. ed. Teresópolis: Novas Idéias, 2010. v. 1. 240p .
    • XAVIER, G.; PROTASIO, A. (Org.). O Jogador de Mil Fases. 1. ed. Teresópolis: Novas Ideias, 2013. v. 1. 148p .
  • Capítulos de Livro:
    • XAVIER, G.; FARBIARZ, J. L. Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas. In: Jackeline Lima Farbiarz; Alexandre Farbiarz; Barabara Jane Wilcox Hemais. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 1, p. 101-116.
    • NECYK, B. J.; XAVIER, G. Práticas pedagógicas e mediação tecnológica sob a perspectiva da confluência de repertórios. In: Jackeline Lima Farbiarz; Alexande Farbiarz. (Org.). Nós do Ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1ed.Rio de Jsneiro: 2AB; FAPERJ, 2013, v. 1, p. 146-154.
    • FARBIARZ, A.; FARBIARZ, J. L.; XAVIER, G. Uma abordagem dialógica do design instrucional. EaD Online: suportes e leituras. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2011, v. 1, p. 81-98.
    • XAVIER, G. Olhares no amanhã: O livro e a ficção científica. In: Luiz Antonio L. Coelho; Alexandre Farbiarz.. (Org.). Design: Olhares sobre o livro. 1ed.Teresópolis: Novas Idéias, 2010, v. 1, p. 87-99.
    • XAVIER, G. Game design, uma leitura. In: Jackeline Lima Farbiarz, Alexandre Farbiarz, Luiz Antonio L. Coelho. (Org.). Os Lugares do Design na Leitura. 1ed.Teresópolis: Novas Idéias, 2008, v. 1, p. 199-228.
  • Artigos:
    • FARBIARZ, A.; FARBIARZ, J. L.; DIAS, C. M. ; XAVIER, G. Jogos e práticas lúdicas como estratégias educacionais nas Humanidades Digitais. LIINC EM REVISTA, v. 15, p. 177-191, 2019.
    • FARBIARZ, A.; XAVIER, G.; FARBIARZ, J. L. Novas tecnologias no ensino de graduação em Comunicação. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 10, p. 245-255, 2019.
    • COSTA, M. A. F.; XAVIER, G.; SANTOS, C. B. M. Os games como possibilidade: que História é essa?. Educação Básica Revista, v. 1, p. 107-124, 2015.
    • CARIUS, A.; DOMINGOS, J. R. V.; BANDEIRA, A.; XAVIER, G. Capoeira Legends. In. Revista AnimaEco, (Online) v. 2, p. 20-27, 2011.
    • XAVIER, GUILHERME; MAGALHÃES, M. L. Imagens Digitais: o relato de um processo. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 10, n.2, 2003.