Menu
 

Um Congresso.
Muitas linhas.

Vamos de novo!
Convite

Quem somos

:

Temos o prazer de convidá-lo a participar do II TEIAS – Congresso Transformações no Ensino pela Inclusão para Aprendizagens com foco na Sustentabilidade humana - que reúne os VII Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (VII SILID); VI Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (VI SIMAR); II Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação (II SEDUC@MÍDIAS.COM); II Simpósio Interdisciplinar Design e Educação na Inclusão para a Autonomia Sustentável (II IDEIAS).

O II TEIAS será realizado no CEFET-MG - Campus II, nos dias 8 e 9 de agosto de 2019, sendo uma iniciativa interdisciplinar que envolve quatro áreas de conhecimento (Comunicação, Design, Educação e Letras) e quatro diferentes instituições de pesquisa (CEFET-MG, PUC-Rio, UEMG e UFF), com o objetivo de aprofundar questões de ensino-aprendizagem por meio do conhecimento e a análise de questões relacionadas ao livro didático, aos materiais e recursos didáticos como suportes de leitura, incluindo as novas tecnologias de informação e comunicação, e da educação para a leitura crítica das mídias, em ambientes pedagógicos. O foco do evento está na inclusão, pluralidade e sustentabilidade humana vinculadas às questões contemporâneas de ensino-aprendizagem.

O evento propicia a troca de experiências, através do investimento em novos encontros plurais e interdisciplinares que, em suas atuais edições, vêm consolidando diálogos entre pesquisadores, professores, alunos, escritores, ilustradores, editores, designers gráficos, educomunicadores e outros interessados.

Considera-se, portanto, que é preciso privilegiar os espaços para os encontros promovidos por esses grupos, para que a troca seja pensada, e para que cresça o conhecimento e a reflexão sobre os temas abordados.

VII SILID

VII Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira

VI SIMAR

VI Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos

II IDEIAS

II Simpósio Interdisciplinar Design e Educação na Inclusão para a Autonomia Sustentável

II SEDUC@MÍDIAS.COM

II Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação

Eixos Temáticos

Assuntos tratados

As atividades se dividem em quatro Eixos Temáticos, que procuram refletir as várias perspectivas nas quais o II TEIAS se concentra:

Inclusão, pluralidade cultural e sustentabilidade humana

Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos, que favoreçam a leitura e a escrita no âmbito da educação especial e multicultural, em situações de ensino-aprendizagem. Visa-se discutir o papel dos agentes mediadores da leitura e da escrita, da proposta autoral à recepção, na inclusão e na constituição das identidades em espaços formativos.

Educação para as mídias em Comunicação

Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, mídias e tecnologias com propósitos didáticos, que favoreçam o letramento midiático, como processo de construção crítica da sociedade. Visa-se discutir o papel formador das mídias e dos agentes mediadores de sua leitura e escrita, em situações de ensino-aprendizagem em espaços formativos.

Gêneros discursivos e multimodalidade no ensino

Experiências e reflexões sobre práticas com o uso de gêneros em contextos de sala de aula, focando os papéis dos professores, alunos, editores, escritores, ilustradores, designers e outros, desde a proposta autoral até a recepção no ensino. Visa-se a troca de experiências sobre a construção e compreensão de significados por meio de vários modos de linguagem, com foco no multiletramento, e por meio de distintos gêneros discursivos na relação texto-suporte-imagem.

Tecnologias, materiais e recursos didáticos

Experiências, relatos de pesquisa e de práticas envolvendo os processos de produção, avaliação, escolha e uso de materiais e recursos didáticos para o ensino de línguas e de outros componentes curriculares, Visa-se discutir o papel dos diferentes agentes desses processos (autores, editores, avaliadores, governo, professores e alunos) bem como os papéis atribuídos às diferentes tecnologias e aos materiais e recursos didáticos na prática pedagógica.

Objetivos

Aquilo que queremos

O evento tem como objetivos:

Abertura

Abrir um foro interdisciplinar para discussão sobre questões em torno da produção, da difusão, do uso e da recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias didáticos, assim como da educação para a leitura crítica das mídias em espaços de ensino aprendizagem, tanto na educação presencial quanto na educação a distância e em situação de educação inclusiva.

Encontro

Propiciar o encontro dos múltiplos agentes envolvidos no processo de autoria de livros, materiais, recursos, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos, no que tange à elaboração, produção, difusão, uso e recepção, incluindo escritores, editores, designers gráficos e de mídias digitais, ilustradores, divulgadores, gráficos, profissionais da saúde, educomunicadores, professores e alunos.

Convergência

Abrir um foro interdisciplinar para discussão sobre questões em torno da produção, da difusão, do uso e da recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias didáticos, assim como da educação para a leitura das mídias em espaços de ensino aprendizagem, tanto na educação presencial quanto na educação a distância e em situação de educação inclusiva.

Pesquisa

Conhecer, compartilhar e estimular a pesquisa sobre o livro, os materiais, os recursos, as tecnologias e as mídias, com propósitos didáticos, em uma perspectiva interdisciplinar.

Aproximação

Aproximar a produção acadêmica das práticas escolares e do mercado, estreitando relações entre a Universidade, o mercado e as diferentes redes de ensino, estimulando trocas entre os pesquisadores e os agentes envolvidos no processo de elaboração, produção, difusão, uso e recepção de livro, materiais, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos.

Relacionamento

Discutir a relação texto-suporte-imagem, atentando para a multimodalidade, considerando que as novas gerações estão sendo expostas a um universo em que o verbal e o não verbal estão ocupando espaços em comum, e que a formação para a leitura das linguagens audiovisuais é cada vez mais necessária.

Debate

Debater sobre as mídias e tecnologias acessíveis, e integradas ao ambiente de ensino-aprendizagem, especialmente sobre as tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na sociedade.

Proposição

Refletir e propor ações que possibilitem práticas participativas e inclusivas de ensino-aprendizagem, com foco na pluralidade cultural e sustentabilidade humana, na perspectiva do design em suas múltiplas modalidades: produtos, mídias, comunicação multissensorial, espaços e afins.

Datas Importantes

Marque na sua agenda!

08 e 09 de agosto de 2019

O II TEIAS acontecerá no auditório do prédio principal, nos miniauditórios e nas salas do prédio 20 do CEFET-MG Campus II, na Av. Amazonas, 7675, Nova Gameleira, Belo Horizonte / MG.

Atenção para as ações e prazos:

Ação Prazo até
Inscrição para debatedor em GT: 30 de
junho
Envio de carta de aceite para participação nos GTs: em breve...
Inscrições de ouvintes: 07 de
agosto
Inscrições nas Oficinas: 08-09 de
agosto
Certificados de Ouvintes, Pôsteres e participação de Oficinas: ao final do
II TEIAS

Onde ficar?

Alguns hoteis próximos ao CEFET-MG:

Hotel Intercity BH Expo
Av. Amazonas, 7702 Gameleira - Belo Horizonte / MG
(31) 3307-5800 | website
(Em frente ao Campus II)

...

Hotel Beaga Convention Expominas By MHB
Av. Amazonas, 5110 Nova Suíça - Belo Horizonte / MG
(31) 3064-6900 | website
(Em frente ao Campus I e ~2Km do Campus II)

...

Ímpar Suítes
R. Campos Sales, 664 Nova Suíça - Belo Horizonte / MG
(31) 2533-0600 | website
(Próximo ao Campus I e ~2Km do Campus II)

...

Via Contorno Hotel
Avenida do Contorno, 9661 - Belo Horizonte / MG
(31) 3349-4100 | website
(~2.5Km do Campus I e ~4Km do Campus II)

...

LP Residence Pousada Coração Eucarístico
R. Dom João Antônio dos Santos, 281 Coração Eucarístico - Belo Horizonte / MG
(31) 99159-2474 | website
(Próximo a Estação Gameleira do Metrô para Vila Oeste, Campus II)
Programação

...

Dia 1

08/08

(08:00-20:30)

  • 08:00-09:00 Inscrições e Credenciamento
  • 09:00-09:30 Sessão de Abertura
  • 09:30-10:30 Sessão Plenária
  • 10:30-10:45Coffee Break
  • 10:45-12:15 Mesa Redonda - Eixo 1
    Design na Inclusão, pluralidade cultural e sustentabilidade humana
  • 12:15-13:30Almoço
  • 13:30-15:00 Mesa Redonda - Eixo 2
    Educação para as mídias em Comunicação
  • 15:00-15:15Coffee Break
  • 15:15-18:15 Grupos de Trabalho:
    Eixo 1 - Design na Inclusão, pluralidade cultural e sustentabilidade humana
    Eixo 2 - Educação para as mídias em Comunicação
    Eixo 3 - Gêneros discursivos e multimodalidade no ensino
    Eixo 4 - Tecnologias, materiais e recursos didáticos
  • 18:15-20:30Evento Cultural

Dia 2

09/08

(08:00-19:00)

  • 08:00-09:00 Inscrições e Credenciamento
  • 09:00-10:30 Mesa Redonda - Eixo 3
    Gêneros discursivos e multimodalidade no ensino
  • 10:30-10:45Coffee Break
  • 10:45-12:15 Mesa Redonda - Eixo 4
    Tecnologias, materiais e recursos didáticos
  • 12:15-13:30Almoço
  • 13:30-16:00Oficinas
  • 13:30-16:30Reunião de Coordenadores
  • 16:30-16:45Coffee Break
  • 16:45-17:45 Sessão Plenária - Mesa de relatos dos coordenadores de Eixos
  • 17:45-18:15Avaliação do Evento
  • 18:15-19:00 Sessão de Encerramento

Downloads

Programação Completa

(em breve...)

Participação

Como?

Confira as atividades:

Convidamos pesquisadores, professores e alunos de Design, Letras, Comunicação, Saúde, Educação e áreas afins, assim como escritores, ilustradores, editores, designers gráficos, profissionais da saúde, educomunicadores e outros interessados a se inscreverem nos Grupos de Trabalho (GTs) e nas Oficinas vinculados aos Eixos Temáticos do evento.

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho consistirão de sessões de debates com duração de 2h30, coordenados por pesquisadores do evento. Os interessados em participar dos GTs, deverão enviar um resumo expandido (aproximadamente 500 palavras) sobre sua contribuição para o eixo temático em que se alinha. Esses resumos subsidiarão as apresentações em Mesas Redondas e guiarão os debates nos GTs. A submissão dos resumos expandidos em consonância com os eixos temáticos garante aos participantes o recebimento de Carta de Aceite de apresentação oral e de participação nos debates do Grupo de Trabalho a que estiverem vinculados.

Os coordenadores dos GTs serão responsáveis pela organização e dinâmica dos debates e por apresentarem uma síntese dos resultados alcançados. As sínteses serão apresentadas na mesa redonda dos coordenadores de GT.

Ouvintes

Os interessados em assistir às sessões de Abertura, Plenária, Mesa Redonda e Encerramento, sem participar dos Grupos de Trabalho (GTs) e das Oficinas. A inscrição como Ouvinte garante o recebimento de certificado de participação como Ouvinte no II TEIAS.

Oficinas

As Oficinas consistirão de atividades com duração de 2h30, coordenados por pesquisadores do evento. As vagas serão disponibilizadas durante o II TEIAS, nos dias 08 e 09 de agosto, na secretaria do evento.

Inscrições

Participe!

Veja como proceder:

As inscrições são gratuitas. Para realizar a inscrição no evento até a data limite, basta preencher seus dados nos formulários respectivos:

categoria

Participante

categoria

Ouvinte

categoria

Oficinas

Oficinas

09/08 13:30-16:00

Eixo1: Inclusão, pluralidade cultural e sustentabilidade humana

Construção de recursos de ensino/aprendizagem mediante abordagem multissensorial por Daniela Marçal (PUC-Rio) e Mariana Salles (PUC-Rio)

Objetivo: Sensibilização para o uso de materiais e recursos didáticos no âmbito da inclusão. Experiência de construção objetos de mediação inclusivo.

Eixo 2: Educação para as mídias em Comunicação

Edugamificação por Cynthia Dias (PUC-Rio) e Guilherme Xaviers (PUC-Rio)

Objetivo: Apresentar princípios e fundamentos no uso de elementos de jogos em situações de ensino formal para motivação de professores e alunos.

Narrativas com celulares: linguagem multimodal em sala de aula por Luciana Perpétuo de Oliveira (PUC-Rio) e Leandro Marlon Barbosa Assis (UFF)

Objetivo: Identificar o celular como potente extensão dos corpos (McLuhan), veículo multimodal de expressão pessoal e coletiva. Voz multisensorial em constante relacionamento.

Eixo 3: Gêneros discursivos e multimodalidade no ensino

Análise e Construção de Sentidos por articulação de multi-modos comunicacionais. por Maria Julia Nunes (PUC-Rio) e Bruna Saddy (PUC-Rio)

Objetivo: Desenvolver com os participantes um exercício de análise e construção de sentidos que favoreça a percepção e interpretação verbo-visual a partir de estímulos multimodais.

Desafios e descobertas no ensino de gêneros multimodais por Luciana Aparecida Silva de Azeredo (CEFET-MG)

Objetivo: 1) (re)visitar de forma didática e sucinta a Teoria da Complexidade e a Teoria dos Multiletramentos; 2) propor reflexões e discussões sobre as aplicações e implicações de tais teorias.

Novos Multiletramentos no ensino por Roxane Rojo (UNICAMP)

Objetivo: Oficina sobre Novos Multiletramentos no ensino

Leitura crítica de imagens em gêneros digitais por Paulo Pinehiro Cruz (UEMG)

Objetivo: Apresentar e aplicar métodos de leitura e análise crítica de imagens com foco em gêneros digitais e imagens em movimento.

Eixo 4: Tecnologias, materiais e recursos didáticos

Material didático: reflexões na educação dos surdos por Luciana Aparecida Guimarães de Freitas (CEFET-MG)

Objetivo: Apresentar aos participantes materiais didáticos disponíveis para alunos surdos; Propor uma releitura de atividades retiradas de 2 livros didáticos com adaptação para alunos surdos.

Conheça nossas Comissões

  • Coordenação Geral

    Jackeline Farbiarz
    Profª. Drª. Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio)
    Barbara Jane Wilcox Hemais
    Profª. Drª. Barbara Jane Wilcox Hemais (PUC-Rio)
  • Coordenação Adjunta

    Alexandre Farbiarz
    Prof. Dr. Alexandre Farbiarz (UFF)
    Renato Caixeta de Silva
    Prof. Dr. Renato Caixeta de Silva (CEFET-MG)
  • Comitê Científico

    Alecir Carvalho (UEMG)
    Alexandre Farbiarz (UFF)
    Andréa Costa da Silva (UNIFA)
    Barbara Jane Necyk (PUC-Rio)
    Barbara Jane Wilcox Hemais (PUC-Rio)
    Daniela Carvalho Marçal (PUC-Rio)
    Dayse Garcia Miranda (CEFET-MG / UFOP)
    Eduardo Andrade de Oliveira (PUC-Rio)
    Guilherme Xavier (PUC-Rio)
    Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio)
    Julia Teles da Silva (PUC-Rio)
    Luciana Aparecida Guimarães de Freitas (CEFET-MG / PBH)
    Luiz Antonio Ribeiro (CEFET-MG)
    Luiza Novaes (PUC-Rio)
    Maíra Lacerda (PUC-Rio)
    Maria Catarina Paiva Repolês (IF Sudeste de Minas)
    Marcia Bastos de Sá (UFRJ)
    Marta Passos Pinheiro (CEFET-MG)
    Renato Caixeta de Silva (CEFET-MG)
    Ricardo Artur Pereira de Carvalho (ESDI/UERJ)
    Rita Maria de Souza Couto (PUC-Rio)
    Roberta Portas (PUC-Rio)
    Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici (PUC-Rio)
    Vicente Aguimar Parreiras (CEFET-MG)
  • Comitê Organizador

    Arcade Johannes Kakpo (CEFET-MG)
    Alexandre Farbiarz (UFF)
    Cynthia Macedo Dias (PUC-Rio)
    Felipe Filgueiras de Barros Santos (PUC-Rio)
    Gbènoukpo Gérard Nouatin (CEFET-MG)
    Guilherme Xavier (PUC-Rio)
    Luciana Aparecida Guimarães de Freitas (CEFET-MG / RMBH)
    Luiz Antonio Ribeiro (CEFET-MG)
    Maíra Gonçalves Lacerda (PUC-Rio)
    Marta Passos Pinheiro (CEFET-MG)
    Mahulikplimi Obed Brice Agossa (CEFET-MG)
    Maria Júlia Nunes (PUC-Rio)
    Mateus Esteves de Oliveira (CEFET-MG)
    Renato Caixeta de Silva (CEFET-MG)
    Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici (PUC-Rio)
    Vicente Aguimar Parreiras (CEFET-MG)
  • Comitê de Organização do Eixo Temático
    Inclusão, pluralidade cultural e sustentabilidade humana

    Profª. Drª. Andréa Costa da Silva (UNIFA)
    Profª. Drª. Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio)
    Profª. Drª. Marcia Bastos de Sá (UFRJ)
    Profª. Drª. Daniela de Carvalho Marçal (PUC-Rio)
  • Comitê de Organização do Eixo Temático
    Educação para as mídias em Comunicação

    Prof. Dr. Alecir Francisco de Carvalho (UEMG)
    Prof. Dr. Alexandre Farbiarz (UFF)
    Prof. Dr. Guilherme Xavier (PUC-Rio)
    Profª. Luciana Perpétuo de Oliveira (PUC-Rio)
    Prof. Leandro Marlon Barbosa Assis (UFF)
    Profª. M.Sc. Eloisa Fátima Figueiredo Semblano Gonçalves (UFF / SME Niterói)
  • Comitê de Organização do Eixo Temático
    Gêneros discursivos e multimodalidade no ensino

    Profª. Drª. Barbara Jane Wilcox Hemais (PUC-Rio)
    Profª. Drª. Maíra Lacerda (PUC-Rio)
    Profª. Marta Pinheiro Passos (CEFET-MG)
    Profª. Drª. Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici (PUC-Rio)
  • Comitê de Organização do Eixo Temático
    Tecnologias, materiais e recursos didáticos

    Prof. Dr. Renato Caixeta da Silva (CEFET-MG)
    Prof. Dr. Vicente Aguimar Parreiras (CEFET-MG)
    Prof. Dr. Luiz Antônio Ribeiro (CEFET-MG)
    Profª. M.Sc. Paula Ricelle de Oliveira (CEFET-MG)
  • Comitê de Design Gráfico e Webdesign

    Alecir de Carvalho (UFMG)
    Bruna Saddy (PUC-Rio)
    Cynthia Macedo Dias (PUC-Rio/NUTED/EPSJV/FioCruz)
    Guilherme de Xavier (PUC-Rio)
    Luciana Perpétuo de Oliveira (PUC-Rio)
    Maíra Lacerda (PUC-Rio)
    Maria Júlia Nunes (PUC-Rio)
  • Comitê de Divulgação

    Cynthia Macedo Dias (PUC-Rio)
    Eduardo Figueiras (PUC-Rio)
    Fabio Carvalho Pimenta (UFF)
    Felipe Filgueiras (PUC-Rio)
    Kesia Adriany do Nascimento Feitosa (UFF)
    Maria Lúcia Espanhol (PUC-Rio)

II TEIAS:

08-09 DE AGOSTO DE 2019 NA CEFET-MG

Realização:

  • PUC-Rio
  • CEFET-MG
  • UFF

Apoio:

  • LInC
  • DEDC
  • GPMRD
  • Posling
  • Educamidias