about

Profa. M.Sc. Renata Mattos Eyer de Araujo

"Assim, se observamos a emoção que define o domínio de ações em que se constituem as relações que na vida cotidiana chamamos de relações sociais, vemos que ela é o amor, porque as ações que constituem o que chamamos de social são as de aceitação do outro como um legítimo outro na convivência." - Humberto Maturana

Doutorado em Design em curso no Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestre em Design, pela PUC-Rio (1999); Graduada em Desenho Industrial pela PUC-Rio (1992); Pesquisadora do Laboratório Linguagem e Construção dos Sentidos no Design, membro do grupo de pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes para Interação PUC-Rio; Professora do quadro complementar do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio; Supervisora da disciplina DSG 1001 Projeto Básico Contexto e Conceito, Departamento de Artes & Design da PUC-Rio; Coordenadora do Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPD), Vice Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio; Coordenadora da Oficina de Tecnologia Assistiva do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design de Produto, Tecnologia Assistiva e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Design, Design em Parceria, Tecnologia Assistiva, Design Inclusivo, Desenvolvimento de produtos para pessoas com deficiência, Educação Inclusiva e Inclusão.

Questões de Pesquisa:

  • Design e Inclusão;
  • Design em Parceria
  • Convivência
  • Educação Inclusiva
  • Pessoas com Deficiência

Produção Principal:

  • Tese: Conviver e incluir: o potencial facilitador do design no processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior (Em andamento)
  • Dissertação: O Desenvolvimento de objetos de apoio à vida independente no CVI-Rio/LOTDP. Orientador: Prof. José Luiz Mendes Ripper. Programa de Mestrado em Design do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. (1999)
  • Capítulo de Livro:
    • ARAUJO, R. M. E. Um olhar sobre o design social e a prática do design em parceria. In: Alfredo Jefferson de Oliveira, Carlo Franzato, Chiara Del Gaudio (Orgs). Ecovisões Projetuais: Pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Editora Edgar Blucher Ltda, 2017.