about

Instantâneos de Interações: reflexões sobre design, meio ambiente e sociedade

FARBIARZ, Jackeline Lima; RIPPER, José Luiz Mendes; Instantâneos de Interações: reflexões sobre design, meio ambiente e sociedade. Rio de Janeiro, 2014. (Livro de artista)

Instantâneos de interação congrega reflexões sobre o campo de estudo Design como atividade projetual anunciadora de caminhos para o meio ambiente e a sociedade. A partir dos eixos Design Social/em Parceria/Participativ/Inclusivoo e Técnicas Convivenciais são apresentados tanto métodos de atuação profissional com vistas à consolidação de projetos e pesquisas que alicercem uma perspectiva sustentável para o meio ambiente quanto técnicas convivenciais que propiciem a autonomia dos usuários participantes dos processos produtivos.

O livro configura-se também como um documento histórico, uma vez que recupera informações sobre o ensino do Design no Brasil nos âmbitos da graduação e da pós-graduação. Em especial, Instantâneos de interação, traz o percurso do ensino e da pesquisa em Design, na perspectiva do Professor Emérito José Luiz Mendes Ripper, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor que participou da criação e consolidação do primeiro programa de pós-graduação em Design da América Latina e do segundo programa de graduação em Design do país.

Instantâneos de interação apresenta ainda objetos como resultado de projetos que tiveram por base a autonomia dos sujeitos, em especial, deficientes intelectuais e/ou físicos, a inclusão social e a sustentabilidade, a partir de técnicas desenvolvidas com os materiais e recursos das comunidades às quais os projetos se destinavam e à valorização dos seus modos de fazer. Em essência, o livro apresenta possibilidades de aproximações sólidas entre universidade e sociedade via o desenvolvimento de projetos de Design.

Finalmente, no livro os autores se abrem ao diálogo, por isso, há a valorização do pensamento dos diversos pensadores que, ao longo do tempo, de alguma forma, fundamentaram, as opções do campo do Design nas esferas do ensino, da pesquisa e da atividade profissional. Dentre eles: Gustavo Bomfim, Vitor Papanek, Edgar Morin, Milton Santos, Mikhail Bakhtin, Bukhminister Fuller e Leandro Konder.

Sumário:

  • Tomo 1 - Cena: Somatório de vozes, encontro com memórias
  • Tomo 2 - Enquadramento: Sobre Design Social/Participativo
  • Tomo 3 - Iluminação: Um olhar sobre a natureza ou meio ambiente e Design
  • Tomo 4 - Enfique: Sobre métodos e técnicas convivenciais
  • Tomo 5 - Revelação: A pesquisa recente no LILD