As sociedades experimentam processos formativos formais, não-formais e informais vinculados às interações vivenciadas que fundamentam suas construções de sentidos sociais. Ao longo da história, as diversas formas semióticas ou multimodos comunicacionais foram alijadas dos processos formativos, em favor da supremacia da escrita verbal. Houve assim, para além da restrição ao acesso às ordens dos discursos e ao capital simbólico, e da instrumentalização de uma ideologia do consumo posta pelo espetáculo midiático, a regulação do desenvolvimento de competências e habilidades propulsoras de uma formação multimodal e de um letramento crítico multimodal midiático. No Eixo Design para Educação Multimodal: Design em Parceria/Participativo e Letramento Midiático, nos dedicamos a analisar esses processos restritivos e suas consequentes formas de interações para, por meio do design em parceria/participativo, do letramento crítico midiático, da ludicidade e da pedagogia da multiliteracia, ofertar objetos, sistemas, práticas, processos, tecnologias e serviços que combinem diferentes modos de representação (imagens, músicas, cores, oralidades e escritas) e favoreçam a autoria/autonomia dos sujeitos sociais, oportunizando assim não apenas o reconhecimento das inteligências múltiplas como também, e principalmente, a produção/leitura crítica de gêneros midiáticos e práticas multimodais. Sustentamos no Eixo que esses gêneros e práticas são elementos culturais que transformam os fazeres humanos, seus modos de relacionamento com o conhecimento em prol de uma formação multimodal colaborativa e emancipatória. Autores como Gustavo Bomfim, Donald Schon, Douglas Kellner, Paulo Freire, José Pacheco, Paul Gee, Howard Gardner, Mikhail Bakhtin, Norman Fairclough e também o New London Group sustentam o Eixo.

Dissertações

DESIGN PARA EDUCAÇÃO NULTIMODAL

[NUNES, M.; FARBIARZ, J.]

Presença Multimodal no Ensino Superior em Design: Olhares para a Construção de Sentidos em Experiências de Sala de Aula. Dissertação. 2020.

[OLIVEIRA, L.; FARBIARZ, J.]

Co-mover, como ver, comover com celulares: mobilizando os sentidos na produção criativa de leituras e escritas multimodais em processos formativos. Dissertação. 2019.

[SANCHEZ, J.; FARBIARZ, J.]

O design gráfico de livro didático do Programa de Educação Rural (PER) para crianças da Colômbia. Dissertação. 2018.

[LIMA, M.; SANTOS, J.; FARBIARZ, J.]

Experimentação de tecnologias 3D por alunos do último ano da Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação. 2017.

[MARTINS, L.; FARBIARZ, J.; XAVIER, G.]

Livro digital interativo: uma articulação entre teoria, experimentação e design. Dissertação 2017.

[SADDY, B.; FARBIARZ, J.]

Entendeu ou quer que eu desenhe? As percepções de leitores sobre a participação da ilustração em livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto. Dissertação. 2016.

[PROTASIO, A.; FARBIARZ, J]

Jogando histórias refletindo sobre a narrativa dos jogos eletrônicos. Dissertação. 2014.

[DIAS, C.; FARBIARZ, J.; FARBIARZ, A.]

Convivencialidade, Institucionalização e design lugares e relações mediados por ambientes online no ensino e aprendizagem de projeto. Dissertação. 2013.

[LACERDA, M.; FARBIARZ, J.; OLIVEIRA, I.]

Design na Leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária. Dissertação de 2013.

[TABAK, T.; FARBIARZ, J.]

(Não) resolução de (não) problemas: contribuições do design para os anseios da educação em um mundo complexo. Dissertação. 2012.

[FAVILLA, L.; COELHO, L. A. L.; FARBIARZ, J. L.]

A experiência do professortexto.blog: mediações do design nos processos interativos de ensino-aprendizagem para-com alunos de graduação em comunicação social. Dissertação. 2011.

[MARÇAL, D. FARBIARZ, J. FARBIARZ, A.]

diações do design na construção de interfaces de jogos infantis online. Dissertação. 2011.

[MATTEONI, R.; FARBIARZ, J.; NOVAES, L.]

Olhares do Design sobre o livro didático de língua portuguesa. Dissertação. 2010.

[BATISTA, G; NOVAES, L.; FARBIARZ, A.]

Design e Educação: o jogo no desenvolvimento de competências e habilidades do educando. Dissertação de 2010.

[XAVIER, G.; COELHO, L.; FARBIARZ, J.]

A imagética eletrolúdica: a linguagem visual nos jogos eletrônicos. Dissertação. 2011.

[CARVALHO, R.; COELHO, L.; FARBIARZ, J.]

Livro de Guarani feito por Juruá Reflexões acerca do Design do livro e da leitura a partir da escolarização dos agentes de saúde Guarani. Dissertação. 2007.

[CLARO, L.; NOJIMA, V.; FARBIARZ, A.]

Objetos que têm o poder de fazer pensar: Design e Educação no Ensino Fundamental. Dissertação. 2007.

[FARBIARZ, A; JOVANOVIC, A.]

Universidade-aluno: uma ponte em construção. Dissertação. 2001.

[FARBIARZ, A; NOJIMA, V.]

O designer gráfico e o bureau de fotolitos digitais: dois olhares, um objeto. Dissertação. 2000.


Teses

DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTINODAL

[CARVALHO, A; FARBIARZ, J; FARBIARZ, A.]

Interações, significados e sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese. 2018.

[LACERDA, M.; FARBIARZ, J.]

A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. Tese de 2018.

[NECYK, B.; FARBIARZ J.; FARBIARZ, A.]

Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e comunicação em contextos de ensino-aprendizagem no Design. Tese. 2018.

[CLARO, L.; FARBIARZ, J.; FARBIARZ, A.]

RG Design: Um panorama sobre a(s) identidade(s) do Design no Brasil, através do olhar dos formandos. Tese. 2017.

[MATTEONI, R.; FARBIARZ, J.]

Formação em design: diálogo entre política e educação do designer. Tese. 2014.

[SILVA, J.; FARBIARZ, J.]

A pesquisa experimental para o desenvolvimento de técnicas em harmonia com meio ambiente físico e mental. Tese. 2014.

[XAVIER, G.; FARBIARZ, J.]

A Experiência Gamerama: metodologia e design de jogos eletrônicos para futuros produtores nacionais. Tese de 2013.

[SOBRAL, J. E. C.; FARBIARZ, J. L.; OLIVEIRA, I. M.]

A Linguagem Fotográfica na formação do designer em um ambiente de convergência tecnológica. Tese de 2012.

[CARVALHO, R.; FARBIARZ, J.]

Olhares sobre o ensino do projeto em Design: gêneros e interações em espaços de ensino e aprendizagem. Tese de 2012.

[FARBIARZ, A.; NOJIMA, V.]

O(s) lugar(es) do design(er) na construção de um curso a distância on-line. Tese. 2007.

[FARBIARZ, J.; DIETZSCH, J.]

Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura. Tese. 2001.


Orientações em Andamento

DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[SANTOS, F.; FARBIARZ, J.]

Configurações em meios espaciais: Designs de relações dialógicas em ensino aprendizagens. Orientadora: Jackeline Lima Farbiarz. Dissertação em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[SILVA, E. F.; FARBIARZ, J.; FARBIARZ, A.]

Narrativa em arte sequencial como discurso e seu funcionamento no contexto social e de ensino aprendizagem. Dissertação em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[VARGENS, D.; NOVAES, L.; FARBIARZ, J.]

Design de jogos como ferramenta no acompanhamento escolar familiar. Dissertação em andamento

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[DIAS, C.; FARBIARZ, J.]

Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[LINS, J.; FARBIARZ, J.]

Entre Tambores e livros: instrumentos de difusão da leitura prazerosa. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[NUNES, M.; FARBIARZ, J.]

Olhares do Design para processos de multiletramento em contextos formais de ensino-aprendizagem. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[OLIVEIRA, L.; FARBIARZ, J.]

O corpo no espaço: o campo da arte, em especial o desenho (como atividade projetiva) na percepção e no desenvolvimento do pensamento complexo, das linguagens multimodais e da criatividade em processos formativos. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[SADDY, B.; FARBIARZ, J.]

Os lugares do Design na produção editorial independente e tradicional. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[SOBRAL, J.; FARBIARZ, J.]

Expressão & Impressão: O design autoral como ferramenta poética e política no cenário contemporâneo. Tese em andamento.