Design e Educação

Design e Educação: Formação em Design (políticas públicas, currículo, metodologias e práticas) e ações interdisciplinares na Educação Básica e Superior

 

Previous Image
Next Image

 

 

Entendido como um dos mediadores da construção social, o Design demanda reflexão e revisão constante acerca da constituição de sua(s) identidade(s) tendo em vista tanto a necessidade de atualização de suas competências, habilidades e potências, em atenção às demandas do mundo contemporâneo, quanto à sua responsabilidade na produção e inserção de objetos, sistemas e serviços que participam da constituição de práticas de ensino-aprendizagem vinculadas à Educação Básica e Superior. Nesse sentido, este projeto subdivide-se em duas instâncias: (a) formação em Design (políticas públicas em Design, currículo, competências e habilidades) e (b) ações interdisciplinares (participação do Design na Educação Básica e Superior). As pesquisas que compõem este projeto visam tanto a revisão constante da formação em Design quanto a análise e proposição de objetos, serviços e sistemas pelos designers para a Educação Básica e Superior nos seus diferentes segmentos. Especificamente no que tange ao segmento interdisciplinaridade, o projeto intenta pensar e participar da proposição de políticas, espaços, projetos pedagógicos interdisciplinares e inclusivos com foco nas questões de linguagem, interação e construção de sentidos que os compõem.

Supervisores: Jackeline Farbiarz e Luciana França

Teses e dissertações:

  • Foto de Maíra LacerdaLACERDA, Maíra. A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. Tese em andamento.

 

  • Foto de Luciana ClaroFRANÇA, Luciana. RG Design: um panorama sobre a(s) identidade(s) do Design no Brasil, através do olhar dos formandos. Tese em andamento.