Design e Educação: Formação em Design (políticas públicas, currículo, metodologias e práticas) e ações interdisciplinares na Educação Básica e Superior
[tribulant_slideshow gallery_id=”1″]
Entendido como um dos mediadores da construção social, o Design demanda reflexão e revisão constante acerca da constituição de sua(s) identidade(s) tendo em vista tanto a necessidade de atualização de suas competências, habilidades e potências, em atenção às demandas do mundo contemporâneo, quanto à sua responsabilidade na produção e inserção de objetos, sistemas e serviços que participam da constituição de práticas de ensino-aprendizagem vinculadas à Educação Básica e Superior. Nesse sentido, este projeto subdivide-se em duas instâncias: (a) formação em Design (políticas públicas em Design, currículo, competências e habilidades) e (b) ações interdisciplinares (participação do Design na Educação Básica e Superior). As pesquisas que compõem este projeto visam tanto a revisão constante da formação em Design quanto a análise e proposição de objetos, serviços e sistemas pelos designers para a Educação Básica e Superior nos seus diferentes segmentos. Especificamente no que tange ao segmento interdisciplinaridade, o projeto intenta pensar e participar da proposição de políticas, espaços, projetos pedagógicos interdisciplinares e inclusivos com foco nas questões de linguagem, interação e construção de sentidos que os compõem.
Supervisores: Jackeline Farbiarz e Luciana França
Teses e dissertações:
LACERDA, Maíra. A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. Tese em andamento.
FRANÇA, Luciana. RG Design: um panorama sobre a(s) identidade(s) do Design no Brasil, através do olhar dos formandos. Tese em andamento.
ALMEIDA, Fernando. Design para quem? Sobre o conceito de Outro na pesquisa em Design Gráfico no Brasil. Dissertação de 2015.
LACERDA, Maíra. Design na Leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária. Dissertação de 2013.
TABAK, Tatiana. (não) Resolução de (não) problemas: contribuição do Design para os anseios da Educação em um mundo complexo. Dissertação de 2012.
CARVALHO, Ricardo. Olhares sobre o ensino do projeto em Design: gêneros e interações em espaços de ensino e aprendizagem. Tese de 2012.
MATTEONI, Romulo. Olhares do Design sobre o livro didático de língua portuguesa. Dissertação de 2010.
BATISTA, Gabriel. Design e Educação: o jogo no desenvolvimento de competências e habilidades do educando. Dissertação de 2010
CLARO, Luciana. Objetos que têm o poder de fazer pensar: Design e Educação no Ensino Fundamental. Dissertação de 2009.
FARBIARZ, Alexandre. O(s) lugar(es) do design(er) na construção de um curso a distância on-line. Tese de 2007.
FARBIARZ, Alexandre. Universidade-aluno: uma ponte em construção. Dissertação USP 2002.
FARBIARZ, Jackeline. Utopia e realidade na atuação do professor. Tese USP 2001.