Design da Informação

Design da informação: sistemas e objetos de informação e comunicação com foco no design editorial

 

Previous Image
Next Image

 

Estudos sobre os modos comunicacionais, ou seja, sobre as formas de representação (escrita, fala, gesto, imagem…) que integram objetos de uso e sistemas de informação para produzirem significados, a partir dos contextos situacional e cultural que ocupam nas situações de interação, são de especial relevância para a formação de um leitor com as competências e habilidades requeridas na sociedade contemporânea. Entende-se que a convergência de modos comunicacionais, ou a multimodalidade, é uma realidade, potencializada na contemporaneidade, que se sustenta na esfera do multiletramento. Este projeto tem em vista refletir sobre a atuação dos designers enquanto agentes mediadores de leitura, responsáveis pela materialização de sistemas e objetos de informação e comunicação e participantes da produção de sentidos decorrente dos atos de leitura que integram a constituição social. As pesquisas que compõem este projeto investigam os lugares ocupados pelos designers prioritariamente no mercado editorial e a constituição das representações verbo-visual-espacial nos sistemas e objetos dos quais participam da produção. As pesquisas propõem também produtos, sistemas, metodologias e práticas de análise e uso, com foco no conceito de Design na Leitura, ou seja, de um Design consciente de seu papel mediador e corresponsável pelo fomento a leitura nas esferas da linguagem, interação e construção de sentidos.

Supervisores: Ricardo Artur Carvalho e Maíra Lacerda

Teses e dissertações:

  • Foto de Leonardo MartinsMARTINS, Leonardo. Os lugares do design(er) na construção de livros digitais interativos. Dissertação em andamento.

 

  • Foto de Bruna SaddySADDY, Bruna. Entendeu ou quer que eu desenhe? A ilustração no livro de literatura para adultos. Dissertação em andamento.

 

  • Foto de Maíra LacerdaLACERDA, MaíraA formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. Tese em andamento.