Design da Informação

Design da informação: sistemas e objetos de informação e comunicação com foco no design editorial

 

[tribulant_slideshow gallery_id=”3″]

 

Estudos sobre os modos comunicacionais, ou seja, sobre as formas de representação (escrita, fala, gesto, imagem…) que integram objetos de uso e sistemas de informação para produzirem significados, a partir dos contextos situacional e cultural que ocupam nas situações de interação, são de especial relevância para a formação de um leitor com as competências e habilidades requeridas na sociedade contemporânea. Entende-se que a convergência de modos comunicacionais, ou a multimodalidade, é uma realidade, potencializada na contemporaneidade, que se sustenta na esfera do multiletramento. Este projeto tem em vista refletir sobre a atuação dos designers enquanto agentes mediadores de leitura, responsáveis pela materialização de sistemas e objetos de informação e comunicação e participantes da produção de sentidos decorrente dos atos de leitura que integram a constituição social. As pesquisas que compõem este projeto investigam os lugares ocupados pelos designers prioritariamente no mercado editorial e a constituição das representações verbo-visual-espacial nos sistemas e objetos dos quais participam da produção. As pesquisas propõem também produtos, sistemas, metodologias e práticas de análise e uso, com foco no conceito de Design na Leitura, ou seja, de um Design consciente de seu papel mediador e corresponsável pelo fomento a leitura nas esferas da linguagem, interação e construção de sentidos.

Supervisores: Ricardo Artur Carvalho e Maíra Lacerda

Teses e dissertações:

  • Foto de Leonardo MartinsMARTINS, Leonardo. Os lugares do design(er) na construção de livros digitais interativos. Dissertação em andamento.

 

  • Foto de Bruna SaddySADDY, Bruna. Entendeu ou quer que eu desenhe? A ilustração no livro de literatura para adultos. Dissertação em andamento.

 

  • Foto de Maíra LacerdaLACERDA, MaíraA formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. Tese em andamento.