Design e Tecnologia

Design e Tecnologia: design de mídias digitais (jogos, e-books e ambientes virtuais inscritos em instituições contemporâneas pedagógicas e culturais)

 

Previous Image
Next Image

 

As instituições culturais e pedagógicas passam por processos de realinhamento das práticas vivenciadas em seus cotidianos em decorrência das constantes transformações atravessadas pela civilização global devido, entre vários fatores, às constantes transformações tecnológicas. Nesse cenário, as habilidades do Design, visto como um campo de natureza tecnológica e vocação interdisciplinar, em transformar circunstâncias existentes em almejadas e em trabalhar com o cenário futuro qualificam-no como um dos agentes produtores-mediadores desses processos. Este projeto tem em vista refletir sobre as proposições do Design no âmbito da inserção de tecnologias em instituições, participar do desenvolvimento de competências e habilidades para a produção, gestão e uso dessas tecnologias, entendidas como produtos, sistemas e serviços de design, e propor formas e funcionalidades. As pesquisas que compõem este projeto apresentam como foco a análise e a proposição de mídias digitais interativas e/ou colaborativas, como jogos, e-books e ambientes virtuais inscritos em diferentes dispositivos e suportes, com foco nas questões de linguagem, interação e construção de sentidos que compõem o design de mídias digitais.

Supervisores: Guilherme Xavier e Alecir Carvalho

Teses e dissertações:

  • Foto de Mario LimaLIMA, Mario. Os usos das tecnologias tridimensionais digitais na Educação Infantil. Dissertação em andamento.

 

  • Foto de Leonardo MartinsMARTINS, Leonardo. Os lugares do design(er) na construção de livros digitais interativos. Dissertação em andamento.

 

  • Foto de Alecir Francisco de CarvalhoCARVALHO, Alecir. Metodologias de Design na produção de ambientes virtuais de aprendizagem. Tese em andamento.