EAD online: suportes e leituras

capa_eadEAD online: suportes e leituras

FARBIARZ, Alexandre e FARBIARZ, Jackeline Lima (Orgs.)
EAD online: suportes e leituras
Rio de Janeiro, Rio Books/Editora Faperj. 2011.

EAD online: suportes e leituras tem por objetivo levantar, discutir e produzir conhecimentos sobre a relação entre o suporte eletrônico e suas implicações discursivas nos cursos de educação a distância on line sobretudo no que tange as inovações tecnológicas.
Os textos são de autoria de profissionais que investiram na pós-graduação strictu sensu nas esferas da Educação, da Linguagem, da Comunicação e/ou do Design.
EAD online suportes e leituras coloca-se como um empreendimento de caráter interdisciplinar que visa a alimentar o debate sobre o necessário investimento interdisciplinar entre ação educativa, Design de artefatos e ambientes e o desenvolvimento tecnológico no quadro da sociedade contemporânea (Lessa, 2011).

Questões norteadoras:

  • De que potencial interativo falamos como designers/educadores?
  • Quais são as novas articulações de linguagem projetual a partir da EAD online?
  • Como interagem os diversos mediadores do processo de ensino aprendizagem EAD online?
  • O que está disponível como ferramentas e possibilidades tecnológica?
  • Quais as estratégias para o desenvolvimento de cursos não lineares?
  • Quais os lugares do professor,do aluno e do designer na sociedade educativa?

Sumário:

  • Ambientação para biblioteca virtual: o papel do suporte no curso de educação a distância (Ricardo Artur Pereira de Carvalho)
  • Dodecaedria, a biblioteca interativa: design de atividade lúdica para curso a distância (Eliane Bettocchi e Nathalia Sá Cavalcante)
  • Uma abordagem dialógica do design instrucional (Alexandre Farbiarz, Guilherme Xavier e Jackeline Farbiarz)
  • Educação a distância: à luz do Design, da Interação Humano-Computador e da Pedagogia (Cristina Portugal e Rita Couto)
  • Circuitos para a imagem na Web: O Projeto Montagem (Marina Boechat)
  • Perspectivas para um mestrado em design a distância (Patrícia Castro e Rita Couto)
  • O ambiente colaborativo TelEduc e estágio supervisionado na formação de professores (Carlos Eduardo, Rogério Moura e Heitor Gribl)
  • Uma discussão preliminar sobre o design de ambientes virtuais de aprendizagem (Alexandre e Jackeline Farbiarz)
  • Currículo dos autores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *