Cursos

A proposição de cursos pelo LInC tem em vista a formação continuada do extra-muros universitário através de propostas de interação com a sociedade atentas aos anseios e necessidades específicas dos seus segmentos.

cursos_lugaresO Lugar do Design na Leitura: Multimeios, Interatividades e Visualidades

Departamento de Artes & Design
Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu)

 

 

Objetivo

Com o curso pretendemos:

  • Explorar o uso da imagem impressa, eletrônica, estática ou dinâmica em ambientes de ensino e aprendizagem dedicados à leitura e à educação.
  • Discutir e analisar as imagens impressas, eletrônicas, estáticas ou dinâmicas e a escolha dos suportes de leitura, buscando sua adequação às possibilidades dos agentes mediadores da leitura e às demandas dos estudantes;
  • Esclarecer quanto às formas de uso de cada mídia ou suporte de leitura, considerando que cada uma delas antecipa uma forma de recepção/interação diferenciada;
  • Propiciar o uso crítico de estratégias narrativas que englobem mídias/suportes de leitura como o livro didático e paradidático, a revista no formato História em Quadrinhos, o RPG, o Jogo eletrônico, o Jogo didático, o Cinema, os Objetos tridimensionais (tradicionais e reciclados) e a WEB, sob o enfoque da relação estabelecida entre o conteúdo verbal (texto escrito, impresso, eletrônico) e o conteúdo não verbal (ilustrações, animações, projetos gráficos, etc).
  • Potencializar a elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em consonância com a realidade do universo educacional.
  • Potencializar o uso de estratégias narrativas que englobem mídias/suportes de leitura como facilitadoras da interação entre os agentes mediadores da leitura e o estudante envolvido em situação de ambientes e trabalho dedicados à leitura e à educação, diminuindo o hiato entre a capacitação destes agentes e a realidade dos estudantes, a cada dia que passa, mais afetos a um universo imagético e multimidiático.

Programa

Módulo Temático 1: Conceitos

  • 1A. Palavra, Imagem e Sujeito
  • 1B. Palavra, Imagem e Tinta
  • 1C. Palavra, Imagem e Byte
  • 1D. Palavra, imagem e Movimento
  • 1E. Mesa Redonda Conceitos

Módulo Temático 2: Estratégias

  • 2A. Estratégia RPG
  • 2B. Estratégia Jogo Eletrônico
  • 2C. Estratégia HQ
  • 2D. Estratégia Cinema
  • 2E. Estratégia Objeto
  • 2F. Estratégia Web
  • 2G. Mesa Redonda Estratégias

Módulo Metodológico

  • 3A. Métodos e Técnicas: Exposição Oral/Visual
  • 3B. Métodos e Técnicas: Projeto de pesquisa