Eduardo de Andrade Oliveira

duduÉ graduado em Design pela ESDI e desenvolveu sua pesquisa de mestrado em Design na PUC-Rio, buscando compreender formas do designer se apropriar de materiais nocivos ao meio ambiente e ressignificá-los através da construção de bonecos, entendidos como possibilidade de desenvolvimento de narrativas.

Para Eduardo, o teatro de bonecos é um suporte com comprovada eficácia na interação com o sujeito. Ele compartilha com o grupo um trabalho que apresenta a técnica de construção de bonecos feitos com o reaproveitamento criativo de resíduos plásticos.

Seu interesse atual foca-se na utilização do suporte boneco como elemento de comunicação para contextos pedagógicos. Sua questão de pesquisa parte da necessidade de olhar para o que está inscrito nos movimentos a ele interligados. Que mecanismos criar, e como criá-los, para que o suporte boneco desperte o desejo de interação por parte dos sujeitos? Que resíduos são propícios para a criação de bonecos? Com qual finalidade, dentro de quais limites? Como os bonecos, pensados no âmbito da sustentabilidade, podem contribuir para ambientes de ensino-aprendizagem? De que ambientes de ensino aprendizagem queremos partilhar? Que propostas de interação os bonecos nos oferecem? Como relacionar ambiente e material no sentido de contribuir para a constituição de sujeitos conscientes das questões ambientais que nos cercam. Eduardo é diretor da Arte Cinco Produções, onde desenvolve bonecos a partir do reaproveitamento criativo de resíduos sólidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *