Luiz Favilla

favillaDesde 1976, atua como redator, fotógrafo, letrista, produtor e diretor de criação, nas principais produtoras e agências de comunicação brasileiras. Graduou-se em Comunicação Social na Universidade Gama Filho (UGF) em 1978. Especializou-se em Linguagem e Comunicação em Práticas Profissionais (Lato-Sensu) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2008. Em 2009, ingressou no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo defendido sua dissertação de mestrado em setembro de 2011.

Partindo da premissa de que Design é o processo de pensamento que compreende a criação de alguma coisa (Miller, 1988), realizou uma pesquisa-ação participante com alunos do terceiro período da graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sobre processos interativos de ensino-aprendizagem vinculados às Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs). Como professor regente de três turmas da disciplina Técnicas de Comunicação II, desenvolveu, como ferramenta de mediação, o professortexto.blog, uma interface digital de interação entre professor e alunos participantes. A dissertação descreve e analisa a experiência interdisciplinar vivida pelos participantes em sala de aula presencial e virtual, simultaneamente. E conclui que professores gestores das NTDICs exercem a função de designers cognitivos a projetar e manter pontes dialógicas para orientar projetos e direcionar pesquisas que os universitários terão que produzir para conhecer.

É professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e Diretor de Criação da Agência de Publicidade do PROJETO COMUNICAR- Puc-Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *