Renata Vilanova Lima

vilanovaÉ mestre e doutora em Design pela PUC-Rio. Tem como tema de pesquisa a ilustração como forma de representação que navega nas interfaces dos campos Design-Artes-Literatura. Renata vê o ilustrador como um agente mediador da leitura e, consequentemente, como um participante ativo na formação de leitores. Renata desenvolve oficinas de leitura de imagem para agentes mediadores da leitura (professores, bibliotecários e afins). Seu foco: o olhar.

É da observação das práticas cotidianas desses mediadores que surgem suas questões de pesquisa centradas no potencial do Design para o desenvolvimento de metodologias que convirjam para a formação de leitores. Ela divide com o grupo seu amor pelo livro infantil e sua ênfase na ilustração através de “ARGINE” e escolhe o livro João Felizardo – o Rei dos negócios, de Angela Lago, para demonstrar a potencialidade de interações simples.

Renata é designer gráfico e ilustradora de livros. Atua como professora de Produção e Análise da Imagem, Computação Gráfica e Representação Gráfica nos cursos de graduação em Design da PUC-Rio e da Faculdade da Cidade, e também, como pesquisadora na Cátedra Unesco de Leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *