Arthur Protasio

protasioÉ roteirista e pesquisador. Graduado em Direito, com Domínio Adicional em Mídias Digitais (2010), e mestrando em Design pela PUC-Rio, onde integra o Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação. Coordena o projeto de pesquisa de jogos, CTS Game Studies, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV) e é presidente da Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos no Rio de Janeiro (IGDA RIO).

Como pesquisador e produtor de narrativas e jogos, sua atuação varia desde obras suas selecionadas e premiadas em eventos internacionais (GDC, FILE e SB Games); artigos em publicações internacionais; palestras sobre a importância da liberdade de expressão para o reconhecimento do jogo digital como mídia cultural e artística; colunista de jogos da MTV; e criador da websérie LudoBardo voltada para análise crítica de jogos e suas narrativas. Suas publicações, pesquisas, jogos e outros trabalhos podem ser encontrados em http://www.linkedin.com/in/arthurprotasio.

Sua pesquisa de mestrado em desenvolvimento visa a situar o jogo eletrônico como gênero discursivo cuja narrativa produz sentidos que não estão sendo explorados em sua potência. Para tanto, Arthur propõe um estudo de caso no qual analisa e discute relatos de experiência de desenvolvimento e uso de jogos eletrônicos de cunho narrativo. Arthur compartilha com o grupo seu olhar sobre o jogo eletrônico como mídia cultural no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *