Cynthia Macedo Dias

cynthiaTem graduação em Comunicação Social e é mestre em Design pela PUC-Rio. Sua questão de pesquisa centra-se na investigação das tensões ativadas por propostas convivenciais informais incorporadas ou desenvolvidas por/em contextos de ensino-aprendizagem formais.

Cynthia divide com o grupo o vídeo que apresenta um resumo da proposta pedagógica da Escola da Ponte (Portugal), voltada para a Educação Básica e o Ensino Fundamental. A Escola aposta, como esclarece a própria Cynthia, “na possibilidade de se fazer uma educação que respeite o ritmo e o desejo do aluno, sem cobranças ou avaliações padronizadas, com base na autonomia e no respeito mútuo, em que o professor atua como um orientador na pesquisa em busca do conhecimento”.

É especificamente no contexto da exploração de formas de interação mediada por computador que têm na convivencialidade sua palavra de ordem, nas práticas sociais inscritas nas salas de aula, que se situa o seu interesse primordial de pesquisa. Seu olhar investigativo centra-se em um contexto no qual o sentido é constituído no uso dos suportes pelos sujeitos, na busca de reflexões que ultrapassem a visão exclusivamente positiva, como a apresentada na animação abaixo.

Cynthia é integrante do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV– Fiocruz), onde atua tanto como professora na disciplina de audiovisual quanto como pesquisadora, no estudo e formulação de estratégias, cursos, metodologias e materiais educacionais para a Educação Profissional em Saúde. Em sua dissertação de mestrado, Cynthia analisa os lugares e as relações mediados pelo uso de ambientes online no ensino e aprendizagem de projeto em Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *