Daniela de Carvalho Marçal

danielaÉ graduada em Fonoaudiologia com mestrado em Design pela PUC-Rio. Ela alia seus estudos sobre criança e cognição às possibilidades experimentadas pelas mesmas no contexto da contemporaneidade. Que crianças os clássicos descreveram? Que criança está inscrita em nosso cotidiano?

Daniela foca suas pesquisas no estudo de casos em que seja possível ver a criança em ação junto às novas tecnologias a ela ofertadas. É de suas formas de interação que surgem suas questões de pesquisa. Daniela compartilha com o grupo uma biblioteca interativa com suportes digitais e analógicos para crianças. A biblioteca oferece novas experiências e novos aprendizados, desenvolvendo impressões sensoriais e atividades físicas para as crianças.

É justamente o seu olhar para elas em ação, como o possibilitado nas interações vivenciadas na biblioteca, que contribuiu para a conclusão de sua dissertação de mestrado, onde observou crianças em interação com jogos eletrônicos. As conclusões de Daniela na dissertação dialogam com a reflexão do pensador Sugata Mitra. Ele  aborda a questão da tecnologia e da educação e mostra como as crianças são potentes para ensinarem a si mesmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *