Luciana Pérpetuo de Oliveira

luoliveiraFormada e mestranda em Design pela PUC-Rio, é pesquisadora no LINC no eixo Tecnologia e Ludicidade. Trabalha na perspectiva do design participativo, onde a forma é criada a partir da participação envolvidos a partir de seus encantamentos os tornando co-criadores, e entendendo o sujeito como cidadão, indivíduo singular na interação com o coletivo no seu contexto. Sua pesquisa faz um relato de experiência do projeto Oi Kabum! Imagine-se Laboratório de Arte e Tecnologia na Escola, o qual coordena, investigando às interações com o dispositivo móvel celular como mobilizador de leituras e escritas multimodais nos processos formativos, impactando a produção de conteúdos e as relações entre educadores e estudantes, tornando-os todos ao mesmo tempo educadores e aprendizes. A pesquisa visa significar junto aos gestores/educadores, usos do dispositivo móvel celular identificando como a tecnologia vira fluxo e não um entrave nos processos formativos.

O Oi Kabum! Imagine-se, é um projeto dedicado à criação e experimentação em arte e tecnologia junto com gestores e educadores da rede pública de ensino, que nasce no Oi Kabum! Lab, programa do Oi Futuro em parceria com o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular – onde a pesquisadora trabalha -, organização da sociedade civil comprometida com o desenvolvimento de metodologias educativas e de comunicação, que buscam promover políticas públicas em benefício da cidadania e da construção de uma educação integral para todos.

É também pós-graduanda em Políticas Públicas para Igualdade na América Latina pela CLACSO Conselho Latino Americano de Ciências Sociais; Professora de Linguagem Gráfica na colaboração do Projeto Básico no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio; Pesquisadora no Instituto Multidisciplinar do Observatório de Inclusão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, na validação do livro didático digital para o Desenho Universal de Aprendizagem junto à UNICEF; e faz parte do conselho do Instituto Fayga Ostrower.

Vídeos:

Link do projeto Oi Kabum Imagine-se Laboratórios de Arte e Tecnologia na Escola:
http://oikabumrio.org.br/site/oi-kabum-imagine-se/

Projeto realizado em maio de 2014 à dezembro de 2015, 20 escolas da Rede Estadual de Ensino:
http://oikabumrio.org.br/site/imagine-se-2015/

Projeto realizado em 2016 com 30 escolas da Rede Municipal de Ensino das cidades de São Gonçalo e Niterói e mediadores do Museu da Imigração da Ilha das Flores:
http://oikabumrio.org.br/site/imagine-se-2016/

Alguns filmes de referência usados para nortear a formação sensível de educadores/gestores no uso de tecnologias:
https://archive.org/details/tarjabranca
http://www.sodez.com.br/o_filme.htm